10 DICAS DE SEGURANÇA PARA SUA EMPRESA

1. RECEBENDO VISITAS

Qualquer pessoa ao entrar na empresa deve ter seus dados cadastrados no crachá de visitante e este deve ser diferente do crachá dos funcionários.

2. AO SAIR DA EMPRESA

Ao fim do expediente, os funcionários devem sair da empresa sem objetos que identifiquem seu local de trabalho, como crachás, pins ou uniformes com logomarca.

3. VEÍCULOS VISITANTES

Havendo estacionamento interno para veículos de visitantes, todos os condutores e passageiros deverão ser identificados pelo controlador de acesso do local.

4. MANTENHA A PORTARIA EM ÓTIMO FUNCIONAMENTO

A portaria deve sempre estar em ótimo funcionamento e bem supervisionada, já que é o acesso à empresa e seu local de destaque.

Guarita blindada, vigilantes de plantão e contato somente pelo interfone são recomendações importantes para indústrias e grandes empresas.

5. REFORÇE A ILUMINAÇÃO DENTRO E FORA DA EMPRESA

Externamente a iluminação da empresa deve ser reforçada, não deixando nenhum ponto com pouca iluminação.

É essencial que tenha refletores apontando para os muros, janelas gradeadas, alarmes acionados, e dependendo da complexidade e tamanho do local, é necessário um vigilante para realizar as rondas periódicas.

6. CUIDADOS AO FIM DO EXPEDIENTE

A porta de acesso principal deve ser reforçada e sempre abrir no sentido de dentro para fora. Ao fim do expediente as portas e janelas devem ser trancadas, os alarmes acionados e sistematicamente conferidos.

7. FUNCIONÁRIOS BEM INSTRUÍDOS É RESPONSABILIDADE DA EMPRESA

Os funcionários devem ser instruídos para saber como agir em caso de emergência e como evitar acidentes. Cuidar para que as portas corta-fogo estejam sempre fechadas é fundamental.

8. É FUNDAMENTAL QUE TODOS SE CONHEÇAM NA EMPRESA

Se não reconhecer alguém andando pela empresa, não hesite e comunique imediatamente sua equipe de segurança.

9. ACOMPANHANDO EX-FUNCIONÁRIOS

Um ex-colaborador da empresa sempre deve ser acompanhado enquanto permanecer na mesma para resolver pendências como pagamento, finalização de documentação e outros, ou ter o acesso restrito somente ás áreas envolvidas nesta finalização.

10. AO CONTRATAR FORNECEDORES

Muita atenção com empresas contratadas que realizam serviços de manutenção de alarmes, câmeras, acessos, ou até manutenção nas máquinas e equipamentos.

Peça sempre indicações e também referências dos seus fornecedores.

 

Página Inicial